Filho de agricultores, dos oito meses até os dezoito anos Mário viveu no sítio da sua família no campo. Apaixonado por desenhos desde a infância, ele sempre sonhou em seguir essa profissão de desenhista.
Aos 20 anos partiu da sua cidade natal Bocaiúva (MG) em busca desse sonho. Ele morou em diversas cidades, Muriaé (MG), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC).
No início de de 2017, após se formar em Design de Moda na Escola de Belas Artes da UFMG, ele passou uma temporada na Itália. Onde aperfeiçoou seu olhar sobre a Arte, a Moda e o Design. Retornando ao Brasil, iniciou seu trabalho como Designer de Estampas Têxteis, atuando para diversas marcas de moda e renomados estúdios brasileiros e italianos.
Em 2019 foi morar em Curitiba (PR) e tornou-se cofundador do estúdio curitibano de criação de estampas Rapó Creative.
Ao longo dessa sua vivência em diversos lugares, Mário Soares frequentou diversos cursos e imersões de Arte e Empreendedorismo.
Todas estas experiências e conexões com pessoas, locais e cultura refinaram o traçado estilístico do artista e despertaram o amor por contar histórias por meio de ilustrações. Esta paixão por narrativas foi o pilar para o Artista dedicar somente as artes em 2020, Mário Soares passou a viver 100% da sua profissão como artista plástico. Um de seus objetivos é levar arte brasileira ao maior número de pessoas, nos mais diversos locais do mundo!
Em 2020 Mário Soares recebeu convite para ilustrar o telão do Programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo, suas ilustrações ficaram expostas no programa por uma semana. Além disso, ele foi o ilustrador convidado pela Revista Casa e Jardim para ilustrar a Edição da Revista do mês de setembro de 2020.
Sua primeira Exposição ocorreu na na cidade de Montes Claros-MG no Montes Claros Shopping. A Exposição denominada “Memórias de Minas Gerais” contou com 31 obras que retratavam as memórias afetivas do norte mineiro.
Em 2021 Mário Soares foi convidado pelo Montes Claros Shopping para realizar mais uma exposição individual que retratou o uso das máscaras no cotidiano. O Artista desenvolveu uma série composta por 8 telas para a Exposição “Entre Máscaras” que ganhou um espaço temático no Shopping voltado à reflexão e para mostrar a importância do uso das máscaras no período da pandemia .
Desde julho de 2021 Mário Soares está em cartaz com a Exposição “Memórias de Minas Gerais” no Museu Casa Guimarães Rosa na cidade de Cordisburgo-MG. A Exposição conta com 18 obras que mostram o universo do escritor João Guimarães Rosa.
O artista de estilo neonaif Mário Soares usa uma técnica contemporânea de pintura digital com uma linguagem visual super moderna. Ele trabalha com temas que retratam o cotidiano das pessoas a partir das suas memórias afetivas somadas às experiências, conversas e observações de suas vivências em viagens feitas no Brasil afora.
Suas ilustrações são produzidas de duas formas. A primeira e com impressão de alta qualidade sobre sofisticados tecidos. Os tecidos acompanham o artista desde seus trabalhos anteriores com designer de estampas, eles foram os primeiros suportes usados para imprimir as ilustrações do artista e consolidaram também sua carreira na Arte. Além dos tecidos atualmente Mário Soares também imprime suas obras no processo (fine art/ giclèe) sobre canvas importado da Alemanha e França. Com muito primor pelos detalhes, estes acabamentos deixam suas obras ainda mais sofisticadas e contemporâneas!
“O meu propósito é te levar para viajar através da arte e deixar seu mundo mais alegre e colorido.”