Artista Visual contemporâneo, natural da cidade de Valença, interior do estado do Rio de Janeiro, atualmente reside na cidade de Juiz de Fora MG. Iniciou o contato com o mundo das artes incentivado pela sua mãe, Izaura Rocher, que percebeu um forte interesse desde pequeno pelo desenho e pintura.
Aos 11 anos pintou sua 1° obra que retratava o cotidiano de trabalhadores da zona rural. A partir de então, pintou uma sequência de temas relacionados como de fazendas do ciclo do café, casarios mineiros antigos e paisagens da região de Minas. Amante do Movimento Modernista Brasileiro, Rocher Monteiro, como é conhecido no mundo artístico, teve fortes influências das vanguardas europeias como o Cubismo, Expressionismo, Flauvismo e Abstracionismo.
Tais influências fizeram com que o artista construísse seu trabalho numa digital contemporânea com cores fortes e traços marcantes.
Foi curador da Galeria Arte e Cultura -Valença-Rj e Vice-representante da Cadeira de Artes Plásticas do Conselho Municipal de Cultura do Município de Valença RJ com vários projetos educacionais com o apoio da secretaria de Educação que visava a inserção da criança no mundo das artes.
Participou de vários concursos de pinturas Eventos Culturais e exposições importantes no Rio, São Paulo, Santa Catarina, Porto Alegre, Países como Japão, Estados Unidos, França, Finlândia. é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade.
Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção. Mas a arte também pode ter finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica e nem sempre agradável da realidade..