Nasce em 23 de Fevereiro de 1950 no sítio São Roque em Ouro Branco, então comarca do município de Jardim do Seridó – RN, Edilson da Silva de Araújo, filho de camponeses simples Teve o privilégio de conviver com a caatinga e o cerrado e ao mesmo tempo com o meio urbano.
Frequentou a escola até a 5ª série, mas começou a manifestar o seu desejo e facilidade em desenhar logo cedo aos 7 anos, reproduzindo as paisagens locais, os pássaros, as árvores, cenas de folclore.
Ao completar 18 anos, vai para Natal para servir o exército, onde resolve logo após cumprir com suas obrigações militares migrar para São Paulo com intuito de estudar desenho publicitário e trabalhar em uma grande empresa.
Recém chegado a São Paulo, Edilson retorna a Ouro Branco para casar-se com Iracema, professora primária da cidade e sua namorada, e em seguida voltar a São Paulo e trabalhar num emprego em que pudesse conciliar o horário para poder estudar desenho.
Assim entre algumas tentativas acabou tornando-se carteiro, após passar pelo concurso.
Em 1980 pinta sua primeira tela – O Pagador de Promessas – não parando por aí.
Elas começam a ser produzidas em óleo sobre tela, logo por coincidência conhece o sobrinho do dono da casa onde morava O Artista Plástico Naif Dirceu Carvalho.
Ao ver seus trabalhos.
Dirceu Carvalho ficou impressionado e disse: “Você tem muito talento, e se optar realmente por desenho publicitário estará no caminho errado. Você não precisa estudar não, Você nasceu um artista e quando a pessoa nasce artista não precisa ir na escola porque a escola não ensina ninguém a ser artista. Se você quiser sair da escola eu te dou um apoio dentro do Primitivismo”.
Começa assim a participar de vários Salões em São Paulo e com bem pouco tempo a ganhar prêmios e mais prêmios prova final do seu real talento. À partir de 1984/85 passa a ser convidado a criar cartões de natal selos postais e aerograma além de continuar expondo com sucesso suas obras. Essa época teve que abandonar a tinta a óleo, que lhe fazia mal à saúde, adotando com excelentes resultados o acrílico sobre tela e assim consagrou-se como paisagista. Atualmente vive de sua arte. Casado pai de 2 filhos, reside em São Paulo mas sente-se muito ligado ao Nordeste, fonte constante de sua inspiração.
Exporta quadros para todas as partes de mundo possuindo obras nos 5 Continentes e fornece trabalhos artísticos para algumas galerias em São Paulo e fora do Estado.