Joyce Chwartzmann nasceu em 1954 em Porto Alegre.
Filha de engenheiro civil sempre que podia acompanhava seu pai nas obras, o que a levou a se interessar por arquitetura. Adorava desenhar desde cedo.
Fez Faculdade de Arquitetura e Urbanismo na UFRGS e no último ano interrompeu seus estudos em Porto Alegre e foi cursar o último ano de Urbanismo na Universidade de Vincennes em Paris. Ali trabalhou em uma galeria de arte dentro dos jardins da faculdade. Voltando ao Brasil retomou o curso de arquitetura e se formou.
Assim que se formou abriu seu escritório, que no início, se dedicava apenas a projetos de edifícios e casas. A partir de um certo tempo mergulhou na área da arquitetura de interiores.
Sempre com espírito empreendedor e inovador, começou a escrever uma coluna no Jornal Zero Hora, sobre arquitetura, interiores, lançamentos de produtos e respondia dúvidas de leitores. Durante 20 anos se tornou uma referência no RS.
Neste mesmo período integrou um grupo de arquitetos que criaram a Associação de Interiores do RS e depois do Brasil, AAI-BR aonde foi a primeira presidente. A associação fez e faz até hoje um trabalho de valorização e divulgação da profissão junto ao público, além de apresentar temas de interesse a classe dos arquitetos de interiores em encontros mensais.
Durante seus quase 35 anos de profissão participou de inúmeras CASA COR, escrevia para várias revistas, criou Eventos e Mostras importantes, inclusive no Shopping Iguatemi com objetivo de aproximar o arquiteto de seu público. Nunca deixou de exercer sua atividade atendendo centenas de clientes no Brasil e no Exterior durante todos estes anos.
Parece que hoje há uma junção das diversas vivências em sua arte. Pode-se ver seu olhar artístico na arquitetura, no floral, no geométrico, nas cores e texturas, nas pedras roladas das joias que também produz e com relevância suas maiores referências nos movimentos e artistas de arte moderna como Miró, Braque, Mondrian, Lygia Clarck, Kandinsky entre tantos outros.
A inquietude e a necessidade de novos desafios sempre fez parte da sua trajetória.
Galeria Coletiva 9 convida a todos para prestigiarem suas obras