O artista plástico Mauro Vila Real, gaúcho, nascido em 1975, Acadêmico de História pela Faccat, ficou conhecido por suas ilustrações e obras de arte. Ele que tem trabalhos para editoras como Marvel e DC Comics, entre 2011 e 2014, em títulos mundialmente conhecidos como Superman e Wolverine, além de capas de álbuns musicais, pôster, sites, HQ’s, jornais e livros.
Mauro foi o primeiro gaúcho a participar do Art Battle Brasil em 2014 e a partir daí aceitou convites para ser a atração de eventos como o Festival de Cinema de Gramado, Brasil Game Show, Pixel Show, JediCon SP, Geek Con Espírito Santo, assim como no Artist Alley de eventos como Crack Bang Boom (Argentina), ComicCon RS, da Bienal do Quadrinho de Curitiba.
Além disso, se destaca por suas performances ao vivo, tendo trabalhado com grandes nomes da música como Nando Reis, Tiago Iorc, Humberto Gessinger, Michel Teló, Gaúcho da Fronteira, César Oliveira e Rogério Melo, Renato Borghetti e outros, e com quadros espalhados por diversos lugares do mundo, em casas de celebridades, entre elas da ex-primeira dama americana, Michelle Obama.
Mauro já participou de exposições como o Salão Internacional e Contemporâneo de Arte de Belo Horizonte, Salão Internacional de Arte Contemporânea de Portugal, na Cidade do Porto, e do Salon Internacional D´Art Contemporain no Carrossel Du Louvre em Paris, participou também de exposições coletivas como a Universo Urban, e em São Paulo, onde apresentou sua exposição individual “Ícones”.
Mauro é o responsável pela criação da identidade visual de eventos como o Festejos Farroupilhas de 2020, 2021 e 2022, além da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana de 2020 e 2021.
A convite do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 2022, Mauro contou a história de Anita Garibaldi através de uma série composta por nove telas, que hoje estão expostas em museus do Rio Grande do Sul.
Tem também murais e quadros expostos em museus de grandes clubes de futebol, como F. C. Barcelona, na Espanha, onde, a convite da direção, teve a oportunidade de erguer a taça da Champions League, além do Corinthians, Flamengo e Palmeiras e Grêmio, onde seu trabalho foi símbolo da conquista do tricampeonato da Copa Libertadores da América 2017.
Em março de 2022, Mauro foi convidado para expor seus quadros em Paris, na França, onde pintou ao vivo dentro do Museu do Louvre, e também em Barcelona, na Espanha, na vernissage da exposição Brazil in Focus.